medindo o sucesso dos pais

photo-1467406821248-f0a1e57880bf

Foi realizada uma pesquisa¹ nos Estados Unidos com a seguinte pergunta: Como mediriam o sucesso de sua paternidade? Os 1.200 pais e mães entrevistados responderam o seguinte:

  • 25% responderam que paternidade de sucesso ocorreria se seus filhos tivessem princípios morais;
  • 25%, se seus filhos fossem adultos felizes;
  • 26%, se seus filhos tivessem sucesso e formação universitária;
  • 15%, se seus filhos fossem capazes de viver de modo independente; e,
  • 9%, se seus filhos cressem em Deus e vivessem uma vida de fé.

Esses resultados apontam para a triste realidade de como as nossas famílias estão sendo influenciadas pela cultura secular. Dos 1.200 pais entrevistados, somente 9% vêem sua paternidade através das lentes da fé.

A Bíblia nos conta a história de Josué, que foi o sucessor de Moisés, para conduzir o povo hebreu até a terra prometida. Sua principal característica era ser obediente. Deus ordenou a ele que fosse forte e corajoso (Josué 1:6-9) e ele obedeceu lutando contra o inimigo, vencendo a batalha e conquistando a terra prometida. Mais adiante, nos capítulos 23 e 24, lemos que a guerra pela disputa da terra prometida já havia terminado, porém começava uma nova guerra: fazer com que o povo não fosse influenciado por outros costumes e se esquecesse do Senhor.

Entretanto, o tempo passou e as gerações seguintes se esqueceram do amor de Deus pelo seu povo, se esqueceram de que Deus deu ao seu povo a possibilidade de viverem seguindo e adorando a Ele como único Salvador de suas vidas. Isso é, também, o que fazemos hoje. Nossas preocupações diárias estão mais para questões seculares do que para com o Reino de Deus.

Temos agido contra tudo aquilo que é santo e verdadeiro. Temos nos conformado com hábitos, costumes e cultura secular que tanto nos enfraquece, e passamos isso na educação dos nossos filhos.

E vocês, pais, como medem o sucesso dos seus filhos? Que tipo de adulto queremos que nossos filhos se tornem?

Que o Senhor nos dê sabedoria e discernimento para buscarmos a vontade dEle, e que possamos guiar nossos filhos para que cresçam na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. E, assim, possam eles buscar em primeiro lugar as coisas do Reino, a fim de que o sucesso venha como acréscimo, segundo a bondade do nosso Pai celestial.

Na Família da Cruz,

Sandra Demartine Castro.

¹LifeWay Research looks at role of Faith in parenting.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s