Antes de dizer “boa noite”

Em uma época onde as famílias estão fragmentadas, onde cada membro tem a sua agenda,sem tempo até mesmo para terem uma refeição juntos, mais do que nunca, as famílias cristãs precisam ter as suas raízes firmadas no próprio Cristo. Frequentar uma igreja aos domingos é importante, porém, acima de tudo, o essencial é que o cristianismo seja vivido em todo lugar: e em casa também!

Não há uma fórmula mágica para a construção de um verdadeiro lar cristão. No entanto, as famílias podem encontrar força e orientação através do devocional em família.

E o que significa devocional em família? Significa um tempo intencional onde a família ora e estuda a palavra de Deus.

A maioria das crianças não tem o hábito de ler a Bíblia, nem de orar sozinhas, mas nós, como pais e sacerdotes, podemos criar condições dentro do convívio familiar para que elas conheçam ao Senhor e a Sua Palavra. Orando com elas e por elas. Como consequência, ao passarem pelos desafios de cada fase das suas vidas, elas estarão mais preparadas e não se desviarão dos caminhos do Senhor.

Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele”. Provérbios 22:6.

Além disso, quando oramos juntos e lemos a Palavra de Deus, criamos raízes profundas no nosso relacionamento familiar. Não há legado mais precioso do que esse.

Vejamos no Novo Testamento a história de Timóteo: a fé de sua avó Lóide foi transmitida à filha Eunice e esta, por sua vez, a passou ao seu filho (2 Timóteo 1:5), que ouvia as escrituras desde as sua tenra infância (2 Timóteo 3:15).

O que Deus quis dizer em Deuteronômio 6:6-9, foi simplesmente isto: “Eu quero que a minha palavra esteja no seu coração. Ensine seus filhos sobre mim persistentemente enquanto você trabalha, enquanto você caminha, no momento em que for para a cama e enquanto se levantar”.

photo-1431361413065-7347ae14a9b8

Apresentamos agora algumas ideias divertidas para sua devocional em família e esperamos que vocês possam ter momentos preciosos antes de dizer boa noite.

Sugestões de atividades para fazer antes de dizer boa noite…

  • Oração – Escolham um lugar apropriado para afixar um quadro simples de cortiça ou isopor que deve estar em um lugar ao alcance de todos. Nesse quadro coloque fotos de pessoas da família, amigos, missionários, autoridades, professores, colegas de sala, etc. Cultivem o hábito de orar pelas pessoas cujas fotos estão no quadro, caminhando foto por foto. Fotos de países, situações de guerra, enchentes etc., também são interessantes. Observando sempre é claro a idade das crianças.
  • Diário – Em um caderno, registrem os pedidos de oração e as respostas recebidas mantendo uma espécie de diário. De vez em quando, separem alguns minutos para folhearem juntos o diário e perceber o quanto Deus tem feito em seu lar.
  • Passeio – Programem um passeio num parque, bosque ou jardim perto da sua casa. Aproveitem para conversar sobre a criação como expressão da grandeza de Deus. Diante de um formigueiro, por exemplo, procurem detectar detalhes da criação que geralmente devido ao corre-corre passam despercebidos.
  • Noite dos Talentos – Planejem uma reunião familiar onde cada um possa louvar a Deus usando um talento especial. O programa pode incluir solos, duetos, leitura de poesias, dramatizações, teatros etc.
  • Baú do tesouro – Coloquem num saco ou baú alguns objetos que são mencionados em algumas histórias bíblicas. As crianças retiram do baú algum desses objetos e uma história bíblica pode ser contada pelos pais ou pelas próprias crianças.

Sugestões: Um estilingue ou pedras poderiam contar a história de Davi contra o gigante Golias. Bichos de pelúcia ou animais em miniaturas contam a história da Arca de Noé. Uma cruz feita de palitos de sorvete, a história da crucificação. Na verdade, com um pouco de criatividade qualquer objeto pode ser transformado em uma boa história bíblica.

Na família da cruz,

Sandra Demartine.

1 comentário Adicione o seu

  1. Maria Cristina Masselli Castro disse:

    Gostei muito do texto e gostaria de encaminhar para meus filhos que moram em outro local, através de e-mail.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s